domingo, 26 de dezembro de 2010

UM CONTO DE NATAL


Abro meu computador
Vejo aviso de risco
Roberto Carlos canta
E Copacabana se dana
Lembro de Jorge Dersu
Que diz:
"Me diz o que tu comes
Que eu direi quem tu és"
Acordo cedo como sempre
Mais tarde Naiá me liga
Feliz Natal mamãe !
E eu chorei sozinha
Senti vontade de comer
Vou até a Padaria Firenze
Na rua Vieira de Morais
No Campo Belo
Bairro nobre de São Paulo
Lá, compro Pão e Manteiga Aviação
Como com café preto
Observei quando fui guardar,
Ferrugem na parte inferior da lata
Para meu desgosto
A manteiga vencia em Junho de 2010
Seis meses na prateleira me esperando
Enquanto aguardo sentada numa das mesas
O sr. seu dono, observo à comelança
Todos bebem, todos comem, sem prazer
Eu imaginando a validade de cada alimento daquele
Alí posto nas mesas e balcão daquela padaria
O dono não quis falar comigo
Mandou o genro, de olhos assustados
Me pedindo a nota, duvidando de mim
Dizendo que essas coisas acontecem
Reclamando dos funcionários, quem vendeu
Quem não vendeu
E que trocaria por outra manteiga
Ao dizer-lhe que não aceitaria outra marca
Que esperava que fossem comprar em outro lugar
O mesmo senhor ficou indiguinado dizendo-me
Que era muito desafouro sair para comprar
Para mim a manteiga em outro estabelecimento
Me devolvendo o dinheiro gasto na minha primeira
Refeição pós Natal.
Pois até Papai Noel já zarpou da AV. Paulista
Dando lugar a um novo palco para a virada do Ano Novo
E eu aqui pensando no estoque do ano velho da nossa
Sociedade de consumo pronta pra dar o bote
Naqueles menos atentos a um novo mundo
Vou pra outra padaria, lá eu não volto mais
Mesmo porque o proprietário não faz questão
Mas eu, sim. Faço questão de um corpo limpo
Porque o meu espírito não é Natalino e o meu
Estoque, chama-se energia que se renova a cada dia



Riso Maria Dersu

São Paulo, 26/12/2010
16h16min

3 comentários:

  1. Comentário do Facebook

    Ronaldo Jose Assis TRAGECÔMICO...MARIA É PURO RISO...eu diria Maria sai da Lata...QUE RALHOS TU QUEREIS PADARIA...ou poderia dizer CAMPO BELO MUITO FEIO...venha linda Maria aquí no fundão da Zona Leste bem próximo do
    Itaím Paulista, tem uma padaria Maria, o do...no não é português ele é Nordestino (bom baiano) uma figura, ...você vai se sentir em casa tudo é
    RIZO Maria...sem choro só alegria...café pela metade do preço do CAMPO BELO (FEIO)...PÃOZINHO QUENTINHO NA HORA...OU NA CHAPA A GOSTO...sem disgosto...MANTEIGA PURA...verdade eu te provo na lata...aquí você esquece a tristeza como a manteiga e rí...que beleza...e quem te atende é o bom baiano...figuraça que graça...beijos no teu coração...serás sempre Riso Maria.....Ver mais
    26 de dezembro às 20:02 · Curtir (desfazer)Curtir · 1 pessoaVocê curtiu isto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir