sábado, 9 de abril de 2011

BRASILEIRINHOS


Estive tantas vezes ao lado de alunos, estou tantas vezes ao lado do ser. Ser ator, autor. Ouvi tantas vezes palavras da sala de aula, palavras de portões (mães), palavras das quadras frias, dos bastidores das festas. Estive esses dias para uma entrevista (CEI FERNANDA/SP/BELA VISTA, e na saída à pedidos, verificar se tranquei o portão, pois não tinha segurança na frente e a coordenadora que me atendeu, já estava com a touca na cabeça para dá comida na boca. Dentro da minha casa, ouvi tantas vezes(não quero ir para aquela escola, uma escola de classe "alta", outrora tão sonhada). Tive que curar cada mordida, cada cicatriz,da educação infantil, tive que ouvir de diretor de escola, (quando precisei de ajuda) que meninas são muito chatas. Tive de ficar calada, ao ouvir de dentro da escola(por ser funcionária) do psicólogo educacional, não se mete nesse assunto. Ouvi professora da educação infantil, dizer: tá com preguiça?, diga para sua mãe deixar você em casa. Olhei tantas vezes, comidas serem enfiadas na boca de brasileirinhos, sem direito à escolha. Sofri, quando minha filha de 7 anos acordou no meio da noite aos prantos dizendo-me, que o professor de inglês não a deixou entrar na sala, porque num dia quente ela desobedeceu o mesmo e foi beber água, ficando assim o restante da aula chorando no banheiro, até que fosse encontrada por outro profissional. Meti no pau,sem sucesso ainda, quando na véspera da formatura a minha filha, seria reprovada por pontos. Fui demitida sem justa causa, por ter entrado na Delegacia de Ensino, em favor da mesma e ter conseguida a sua aprovação. Levei tapas de PALMATORIAS, "jurei mentiras e sigo sozinha" E preciso de um diploma de pedagogia, pois só o de Educação Artística não basta. Enfrento a onça com vara curta que é para não machucar ninguém, sem precisar matar um leão por dia. Não aguento mais ficar falando para meia dúzia de gente que só sabe criticar, sem conhecer, sem vivênciar a verdadeira educação. O caminho é um só. Apaga tudo. e está mais do que na hora de fazer uma reforma geral e transparente na Educação e não estou falando só em Escola Pública. Estou falando também em Escolas Particulares. Precisamos Voltaire e rever nossos conceitos, para que possamos juntos nos ajudar."Sem tesão não há solução" Paulo Freire. Deixemos de sermos hipócritas, por um momento, para vivermos um novo mundo a cada segundo desta vida.

Riso Maria Dersu

Nenhum comentário:

Postar um comentário