terça-feira, 20 de abril de 2010

Universo Cultural da Terra de José Lins do Rêgo


A felicidade voa mais que avião ajato
ente cajazeiras e genipapos
A felicidade fica mais perto de mim
dentro de um coração que bate forte
sem fim de sentir O Engenho Corredor
sinto falta daquela estrada
do cheiro dos ramos orvalhados
do santuário de Zé Lins
que tantas vezes eu abraçava
e sem esperança me afastava
Éramos tão pequeninos, vendo só mato crescer
A noticia que vem de lá do Pilar me anima
enaltece a minha alma de poeta, clareia as minhas lembranças de criança. Um carnaval com as meninas do Engenho corredor e o meu professor:
João de Geografia.Agora estando eu distante, aqui em Sampa, fugida, em busca de sonhos, ávida de esperança, venho através da nuvem detectar que "o sonho não acabou"
QUERO SER PRESENTE NESTA FESTA SENTINDO O AROMA DESTA ESTRADA ONDE TODOS PODEMOS SEGUIR!
SALVE PILAR!e o universo cultural da terra de José Lins do Rêgo
DE PLUMAS PRO MUNDO.
Parabéns as cabeças pensantes desta terra querida
Ashé

Riso Maria Dersu
Sampa, 20/04/010

terça-feira, 20 de abril de 2010
VLADIMIR CARVALHO E DAMIÃO CAVALCANTI SERÃO HOMENAGEADOS EM PILAR

Duas das maiores personalidades da cultura paraibana, o cineasta e documentarista Vladimir Carvalho e o poeta Damião Ramos Cavalcanti, serão homenageados pela Câmara Municipal de Pilar, em sessão solene que se realizará às 19:00 horas do dia 24 de maio do ano em curso.
O autor do projeto foi o presidente da Câmara Wilton Pontual, que disse que Vladimir Carvalho é merecedor das homenagens, o TÍTULO DE CIDADÃO PILARENSE e a COMENDA JOSÉ LINS DO REGO, pelo importante trabalho que realizou em prol da cultura pilarense com o documentário O ENGENHO DE ZÉ LINZ, resgatando através dele, em todo Brasil e no exterior onde o Filme foi exibido, a memória do mais ilustre filho do Pilar: o escritor JOSÉ LINS DO REGO. Isto foi de fundamental importância para o nosso município, não só aumentando a auto-estima da população, mas, principalmente, despertando a atenção das autoridades governamentais e da iniciativa privada, para a reconstrução do cenário do “Menino de Engenho” que estava, até então, em completo abandono, correndo o risco de total desaparecimento.
A partir das denúncias contidas em seu documentário, já podemos constatar uma grande mudança na preservação do universo arquitetônico do mundo de ZéLins. Pois o Engenho Corredor já começa a mudar de cenário, o que antes era um imóvel cercado pelo mato e com problemas de instalação, que comprometiam sua integridade física, alavanca, a partir de agora, um longo processo de restauração e revitalização, o que certamente será, um marco no desenvolvimento turístico-cultural no município de Pilar.
Também será homenageado com a COMENDA JOSÉ LINS DO REGO, nesta mesma solenidade, o poeta pilarense aplaudido no Brasil e no exterior, membro da Academia Paraibana de Letras e autor do livro "Ausência do Tempo", DAMIÃO RAMOS CAVALCANTI. Que como diretor do IPHAEP, tem realizado um excelente trabalho, colaborando nas restaurações do Engenho Corredor, de praças públicas e da Igreja Matriz do município de Pilar.
Será sem dúvida alguma uma noite memorável!... Uma linda festa que encherá de prazer todos os amantes da cultura do Vale do Paraíba. O encontro dessas duas estrelas: Vladimir Carvalho e Damião Cavalcanti que tem iluminado com o brilho de suas ações o universo cultural da terra de José Lins.
Postado por Antonio Costta às 03:22 1 comentários
segunda-feira, 15 de março de 2010
RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CORREDOR

CASA ONDE NASCEU JOSÉ LINS DO REGO
ESTÁ SENDO RESTAURADA


O Engenho Corredor, em Pilar, começa a mudar de cenário. O que antes era um imóvel cercado pelo mato e com problemas de instalação, que comprometiam sua integridade física, alavanca, a partir de agora, um longo processo de restauração e revitalização. Técnicos do Iphaep – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – estiveram no local e constataram: os proprietários Alba e Joaquim Soares já iniciaram os serviços emergenciais de limpeza do terreno, onde brincava, quando menino, o escritor José Lins do Rego. “Vamos refazer a estrada que liga Pilar ao Corredor; refazer o ambiente das cajazeiras, dos jenipapos”, sugeriu o diretor do Iphaep, Damião Ramos Cavalcanti. “Este é um sítio histórico da maior importância. O universo que inspirou José Lins do Rego é conhecido e estudado não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente, nas Universidades de Moscou e Sorbone”. O Engenho Corredor pertenceu ao avô do escritor José Lins do Rego e foi construído no século XIX, estando distante 2 quilômetros da cidade de Pilar. O complexo patrimonial foi tombado pelo Iphaep, através do Decreto nº 20.137, de 02 de dezembro de 1998. Quando menino, o autor de “Moleque Ricardo”, passava as férias no local. Já adulto, utilizou o cenário como matriz das narrativas de seus romances. Promotor Público, José Lins do Rego estreou no mundo das letras em 1932, ao lançar “Menino de Engenho”, onde trazia à tona as mais remotas reminiscências de sua infância. Ao longo da vida, Zélins publicou dezenas de livros e crônicas e, ainda hoje, sua obra é traduzida nos mais diversos idiomas e publicada em países de todos os continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário